quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tecnologia

Boa tarde!!

Na aula de hoje, dia 29 de Setembro, discutimos sobre o uso da informática
na educação, em especial nos cuidados que devemos ter ao utilizar as ferramentas
tecnológicas em sala de aula ou na educação como um todo, entendida como processo
formativo em constante movimento.

Um comentário:

  1. Internet & Educação

    Não podemos negar, que vivemos tempos nos quais as crianças nascem mergulhadas na tecnologia. máquinas fotográficas digitais, celulares, internet e computadores cada vez mais avançados e menores. como fazer então, para incluir essa tecnologia nas escolas, que teimam em se manter arcaicas, com foram constituídas há séculos?

    O desafio consiste em trazer o uso da internet para sala de aula, criando novas possibilidades, ferramentas e transformando a cada dia nossa prática pedagógica para acompanhar a evolução da sociedade. Será que os alunos vêem a internet como ferramenta? ou será que já estão tão apropriados dela, que a usam sob outra perspectiva, a de extensão? sim, para muitos, a internet é talvez uma extensão do próprio corpo! como usar isso em benefício da educação?

    Algumas possibilidades de usos

    @ Salas de bate-papo: Parecido com o fórum de discussões, porém a comunicação é instantânea.
    @ Fórum de discussão: Espaço para troca de ideias, conversar assuntos específicos de um grupo.
    @ E-mail: Meio de comunicação usado para envio e recebimento de arquivos.
    @ Blogs: Um tipo de site, criado por pessoa ou grupo de pessoas; seus usos são os mais diversos possíveis, desde diários pessoais à ambientes de trabalho coletivo.
    @ Sites: É um conjunto de páginas harmonicamente interligadas, contendo informações, arquivos e documentos de uma entidade (pessoa, empresa, instituição, etc.) ...( fonte: www.weeb.com.br/home/content/view/38/60/)
    @ Sites de Relacionamento: páginas criadas com a finalidade de reunir pessoas, para convívio virtual e troca de informações.
    @ Mensageiros instantâneos: são programas usados para conversar instantaneamente. adicionando um endereço de email, pode-se conversar de forma imediata com a outra pessoa e inclusive trocar arquivos de um computador para outro.

    Em cada uma das ferramentas acima, encontra-se usos adequados e inadequados. De forma geral, eles agilizam o contato interpessoal, facilitam reuniões de trabalho e estudo, aumentam as possibilidades de trocas de conhecimentos, etc.. Como tudo na vida, seu uso pode sofrer perda de potencialidade, se usado sem critérios mínimos de razoabilidade. Casos de informações falsas, recorrência de plágio (onde pessoas de apropriam de obras intelectuais de terceiros), uso indiscriminado de sites de pesquisa, com pouca profundidade de análise crítica, etc..
    O professor deve estar sempre atendo, mediando o uso da internet e direcionando recursos para potencializar sua aplicação em atividades escolares.

    ResponderExcluir