quarta-feira, 30 de novembro de 2011

INTERATIVIDADE, INTERAÇÃO MÚTUA E INTERAÇÃO REATIVA.

NTERATIVIDADE, INTERAÇÃO MÚTUA E INTERAÇÃO REATIVA.


Celinha Baptista

Fernanda Barbosa Moura

Thaís França

RESUMO: O trabalho apresentado pretende dar continuidade as propostas feitas pela professora Juliana Macedo na disciplina Informática e Educação II do Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ) São Gonçalo.

Este trabalho de extensão tem como objetivo apresentar e discutir conceitos como interatividade, interação mútua e interação reativa em salas de aula. Utlizaremos trabalhos de pesquisa realizado por Alex Primo, Marco Silva, entre outros a fim de contribuir com a formação de docentes.

Palavras-chave: Interatividade, interações mútua e interação reativa.

Imteração versus Interatitidade

O conceito de interatividade na maioria das vezes é confundido com o de interação. Embora ambos apresentam relação não possuem o mesmo significado. A palavra interatividade é encontrada no Dicionário Aurélio significando a “capacidade (de um equipamento, sistema de comunicação ou de computação, etc.) de interagir ou permitir interação”.

De acordo com Lemos (1997):

“…há uma diferenciação entre interatividade e interação. A primeira estaria relacionada ao contato interpessoal, enquanto a segunda seria mediada. A interatividade seria um tipo de comunicação encontrada não somente em um equipamento, mas também em sistemas que proporcionem interação ou um meio para consegui-la.”

O conceito de interatividade vem sendo amplamente discutido e analisado ultimamente. Entretanto este conceito vem sofrendo diversas modificações a longo do tempo. Segundo Marcos Silva(2000) nos anos 80 a interatividade era uma condição revolucionária, inovadora da informática, da televisão, do cinema, do teatro, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade, etc. Porém a partir dos anos 90 começou a sofrer uma banalização, a ponto de perder a precisão de seu sentido. O que torna a tarefa de definir interatividade bastante complicada.

O QUE É INTERAÇÃO MÚTUA E QUAL A SUA DIFERENÇA EM RELAÇÃO À INTERAÇÃO REATIVA?

A interação mútua forma um todo global, ou seja, não é composta por partes independentes, seus elementos são interdependentes. Onde um é afetado, o sistema total se modifica. Essa interdependência oferece importante influência ao sistema, por existirem constantes trocas entre eles. A interação mutua se caracteriza como um sistema aberto, enquanto a interação reativa se caracteriza como um sistema fechado.

A interação reativa se caracteriza de forma oposta a interação mútua, é um composta por um sistemafechado. O reagente tem pouca ou nenhuma condição de alterar o agente por apresentar relações lineares e unilaterais. Além disso, tal sistema não percebe o contexto e, portanto, não reage a ele. Por não efetuar trocas com o ambiente, o sistema não evolui. Nesses sistemas não se presencia a eqüifinalidade. Se uma situação não for prevista em sua fase inicial, ela não poderá produzir o mesmo resultado que outra situação planejada anteriormente apresentaria; e pode até mesmo não produzir qualquer resultado.( Primo, 2000)

Referencias bibliografias:

https://blog.ufba.br/dancanovasmidias/2008/10/23/24/

http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário